Disciplinas‎ > ‎2012_1‎ > ‎GSI039‎ > ‎Material de Apoio‎ > ‎

Temas para TCC

1. Professor Marcelo Maia 

Tema: Análise de Código-fonte de Software Utilizando Rastros de Execução. 

Resumo: A tarefa de compreensão de sistemas é reconhecida como a que requer o maior esforço no contexto de manutenção de sistemas. A literatura tem demonstrado que técnicas de análise dinâmica, em particular aquelas baseadas na análise de rastros de execução, têm oferecido boas soluções para aliviar o problema do esforço de compreensão de código-fonte em tarefas de localização de bugs, evolução e reestruturação de software. Este projeto propõe a aplicação dos rastros de execução em diversas tarefas de manutenção de software, tais como, extração de linhas de produto de software, detecção de padrões de projeto e de arquitetura, detecção de interesses transversais, buscando um significativo impacto na redução do esforço em atividades de compreensão e evolução de sistemas de software.

 Pré-requisito: Boa habilidade em programação Java. O aluno deverá trabalhar com código-fonte de sistemas abertos de porte significativo (dezenas de milhares de linhas de código).


-------------------------------------------

2. Professor Michel Soares

Tema: Ferramenta de Auxílio a Modelagem de Sistemas Distribuídos de Tempo Real 

Resumo: Neste projeto, espera-se que os alunos de mestrado, de Iniciação Científica, e de  Trabalho de Conclusão de Curso trabalhem em conjunto com o objetivo de desenvolver uma ferramenta para auxiliar o desenvolvimento de software distribuído de tempo real. A ferramenta será usada para dar suporte a uma metodologia de desenvolvimento de software usando UML e seus profiles. A metodologia será baseada no modelo em V. O objetivo é aplicar a ferramenta a estudos de casos na área de transporte inteligente. 

Pré-requisitos : Inglês para leitura , Java , UML

-------------------------------------------

3 Professor Alexandro Soares


3.1 Sistema Tutorial Inteligente para o Ensino de Programação e de Estruturas de Dados

Objetivo Geral

Investigar, planejar e construir um compilador integrado a um sistema tutorial inteligente que permita ao aluno desenvolver sua capacidade cognitiva em disciplinas ligadas à programação de sistemas computacionais e estruturação de dados.

Objetivos específicos

  • Investigar o sistema de interface gráfica multiplataforma mais adequado para o projeto;
  • Planejar, desenvolver e validar o modelo de uma interface gráfica com o aprendiz para o domínio de introdução à programação de estrutura de dados;
  • Planejar, construir e validar o motor de inferência do sistema tutorial inteligente;
  • Planejar, construir e validar o compilador pedagógico;
  • Integrar a interface gráfica, o sistema tutorial inteligente e o compilador em um sistema coerente.
  • Avaliar o sistema final em disciplinas de introdução à programação de estruturas de dados.


3.2 - Elaboração automática de grades horárias para universidades usando computação inspirada na biologia

Objetivo Geral

Investigar, planejar e construir um sistema de elaboração automática de grades horárias para universidades baseado na web e que utilize técnicas de inteligência artificial de inspiração biológica .

Objetivos específicos

  • Investigar o sistema de interface gráfica baseado na web mais adequado para o projeto;
  • Planejar, desenvolver e validar o modelo de uma interface gráfica para a entrada e saída de informações ao usuário;
  • Planejar, construir e validar o motor de elaboração automática de grades horárias.
  • Integrar a interface gráfica e o motor do item anterior em um sistema coerente.
  • Avaliar a usabilidade do sistema final e sua eficácia na elaboração automática de grades horárias

-------------------------------------------

4. Professor André Backes

ImageD: desenvolvimento de um ferramenta amigável para processamento e análise de imagens digitais
 
O uso de métodos computacionais para a análise de imagens tem se mostrado em plena expansão nas mais variadas áreas da ciência, com especial interesse pela Biologia e Medicina. Infelizmente, muitas vezes um pesquisador (médico, biólogo, etc.) precisa ser auxiliado por outro pesquisador da área de computação para poder desenvolver seus trabalhos. Nesse sentido, o presente projeto visa desenvolver um sistema para análise de imagens com interface amigável para ser utilizado por esses pesquisadores não-especialista em computação.
------------------------------------------

5. Professor Lásaro Camargos

IdTrees - A Internet de hoje, com o uso do IPv4, possui endereços de 32 bits que são mal distribuídos, tendo sido, recentemente, distribuídos os últimos endereços lPv4 livre. O IPv6 os endereços para 128, mas não resolve o problema da distribuição. O uso de IdTrees como endereços oferece um número infinito de endereços, que são atribuídos de forma distribuída, mas que esbarra no tamanho da representação do endereço. Temos definida uma forma compacta de representação das IdTrees, ainda não avaliada expererimental ou analiticamente. O objetivo deste trabalho é investigar a viabilidade do uso de IdTrees como forma de endereçamento em redes de larga escala, em especial, a Internet sob a luz desta representação compacta.


Virtualização de Sistemas Distribuídos - um sistema distribuído é composto de vários processos/processadores em várias estações, distribuídas geograficamente. A experimentação em sistemas distribuídos exige o gerenciamento de tais máquinas e seu ajuste em topologias adequadas. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma sistema para simulação de sistemas distribuídos utilizando-se máquinas virtuais em um servidor de grande porte. O sistema gerenciaria o ciclo de vida de máquinas virtuais que compõem o sistema distribuído e a execução dos testes. Seria interessante integrar tal sistema ao OpenStack.

----------------------------------------

6. Professor Maurício Escarpinati (Orienta até 3 alunos)

Tenho algumas temáticas onde possamos definir trabalhos de TCC tanto na área de PDI como CG, são elas.

6.1. Desenvolvimento de técnicas de PDI para identificar a deficiência de nutrientes na cultura cafeeira à partir da análise de imagens digitais da folha da planta;

6.2. Trabalhar com análise de imagens de câmeras TOF (time of flight) no desenvolvimento de algoritmo para análise cinemática do movimento de atletas.

6.3. Desenvolvimento de um sistema de reconstrução 3D de imagens médicas na plataforma Android.

-----------------------------------------

7. Professor Autran Macedo

Infraestrutura para Automacao de Processo de Negocio

Temos uma infraestrutura de workflow em estado de prototipo. Essa infraestrutura basicamente consiste do motor de workflow Shark e de algumas extensoes que foram criadas por bolsista que orientei. Denominarei essa infraestrutura de Sistema de Gerencia de Workflow (SGW).
O SGW carece ainda de algumas funcionalidades, por exemplo, um "watchdog" que detecta qdo uma atividade estah inativa por um periodo de tempo. Outra carencia eh um subsistema de recuperacao de falha.
Alem disso, ha outro aspecto a ser considerado que eh adocao do sistema pelos usuarios: sera um caso de sucesso? Como medir o nivel de sucesso? Ha relatos na literatura de varios casos de SGWs, que foram abandonados por seus usuarios. Essa parte pressupoe, obviamente, a conclusao do SGW, a implantacao do SGW em um usuario e o acompanhamento do uso desse sistema.

-----------------------------------------

8. Professor Fabiano Dorça (até 3 orientandos)

8.1. Desenvolvimento de uma função para mapeamento de características de estilos de aprendizagem de estudantes em características de objetos de aprendizagem em sistemas adaptativos para educação a distância. 

8.2. Desenvolvimento de uma função para geração automática de hipermídia adaptativa a partir de características de estilos de aprendizagem de estudantes em sistemas adaptativos para educação a distância. 

8.3. Desenvolvimento de uma função para suporte aos estilos de aprendizagem sequencial e global do modelo de Felder e Silverman através de técnicas de navegação adaptativa em sistemas adaptativos para educação a distância. 

------------------------------------------

9. Professor Daniel Mesquita

9.1

Tema: Desenvolvimento de um acelerador em hardware reconfigurável para criptografia de curvas elípticas (ECC).

Resumo: Continuação de um tema de IC, partindo de um relatório que explica o interesse e o funcionamento da criptografia de curvas elípticas, incluindo um protótipo em software que implementa ECC. Esse tipo de criptografia está prevista para ser o mecanismo de segurança para as futuras redes veiculares ad hoc.

Pré-requisitos: VHDL, bom raciocínio lógico, inglês técnico

9.2

Tema: Análise da qualidade de publiações na área de hardware e criptografia

Resumo: Levantamento teórico sobre resultados publicados em periódicos internacionais utilizando o método proposto por Tichy em 1995. O objetivo é identificar se os modelos e projetos propostos são efetivamente validados por meio de experimentos, seguindo preceitos básicos da pesquisa científica.

-----------------------------------

10. Professor Bruno Travençolo

Título: Desenvolvimento de um aplicativo de Visualização Computacional com aplicação para análise de Bioimagens

RESUMO: Nas últimas décadas, várias técnicas de captura de imagens biomédicas foram desenvolvidas e aperfeiçoadas. Essas imagens são essenciais para o entendimento do desenvolvimento de organismos bem como para o estudo e caracterização de doenças. Juntamente com a evolução das técnicas de captura, ocorreu o crescimento significativo da quantidade de dados gerados por essas técnicas, conduzindo a novos desafios para a comunidade de computação no tocante ao desenvolvimento de métodos para análise, visualização, armazenamento e recuperação desses dados.  Devido à importância desses tipos de dados, bem como sua análise por meio de técnicas computacionais, foi criado o termo “Bioimage informatics” (H. Peng - Bioinformatics (2008) 24 (17): 1827) para relacionar as pesquisas desenvolvidas nessas áreas. No TCC iremos desenvolver um aplicativo para dar suporte à análise de bioimagens. Esse aplicativo usará diversas técnicas de processamento de imagens, computação gráfica e visualização computacional. É uma ótima oportunidade para os alunos aplicarem os conhecimentos adquiridos durante o curso para o desenvolvimento do sistema, bem como para o aprendizado de outras temas de computação não abordadas durante a graduação.


Comments