Atividade 3

Ler os seguintes artigos, e depois responder as questões. As instruções de envio da atividade estão aqui.

  • "Reconfigurable Computer Origins: The UCLA Fixed-Plus-Variable (F+V) Structure Computer".
  • "FPGA and CPLD Architectures: A Tutorial"
  • "The Softening of Hardware"
  • "Contribuições para Reconfiguração Parcial, Remota e Dinâmica de FPGAs" - Capítulos 1 e 4.
  • Questionário FPGA

    1. Considerando FPGAs, processadores de uso genérico e ASICs, monte uma tabela mostrando vantagens e desvantagens de cada um, considerando, no mínimo, os aspectos de desempenho, flexibilidade, consumo, custo e tempo de projeto (ou time to market)

    2. Quais as diferenças entre os FPGAs baseados em tecnologia SRAM e aqueles baseados em anti-fusíveis? Cite vantagens e desvantagens de cada tecnologia. Existe atualmente um mercado para FPGAs em anti-fusíveis? 

    3.  Considere as figuras de 18 a 23 do artigo de Brown e Rose. Refaça-as para FPGAs mais recentes da Xilinx (Família Virtex) e da Altera (Família Stratix). Quanto mais recentes os FPGAs, melhor.

    4. Faça um resumo do artigo de Vahid destacando suas principais idéias. Em seguida realize uma discussão a respeito, indicando e argumentando concordâncias e desacordos com o autor.

    5. Analise a possibilidade de inclusão de FPGAs em seu trabalho de conclusão de curso ou numa iniciação científica. Justifique a resposta, mesmo que a conclusão seja de que FPGAs não seriam relevantes para seu trabalho.

    6. Explique as diferentes formas de reconfiguração (total, parcial, dinâmica) e tente ilustrar a utilidade de cada um exemplo de aplicação real.